Com o apoio da FAPEMA, Laboratório da UFMA é referência em Solos e Recursos Naturais

Por Laércio Marques 30 de agosto de 2024

O Laboratório de Solos e Recursos Ambientais (LABSOLOS) do Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é uma das dezenas de centros de pesquisa apoiados pelo Governo do Estado através de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (UFMA). Além de desenvolver projetos e pesquisas fundamentais para o manejo sustentável de recursos naturais, o Labsolos é responsável pelo acervo de referência do Estado, permitindo que o Maranhão seja um dos três estados da federação que possuem registros tão completos acerca do tema.

Equipado com aparelhos de ponta e materiais destinados a experiências, pesquisas e testes científicos de docentes e discentes dos cursos de Geografia e Biologia da Universidade Federal, o LABSOLOS é coordenado pelo professor Glécio Machado Siqueira, doutor em Engenharia para o Desenvolvimento Rural pela Universidade de Santiago de Compostela, e em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade de Coruña, ambas na Espanha.

Com 3.079 amostras, a coleção de solos de referência do Maranhão é uma das principais realizações do Laboratório da UFMA. O acervo é um dos maiores do brasil, apresenta dados relevantes acerca de temas como fertilidade da terra e fauna invertebrada, e serve de base para pesquisas sobre sistemas de uso e ocupação da terra, fornecendo informações valiosas para a execução de obras de engenharia e estudos em biodiversidade e biotecnologia

Sua experiência tanto em pesquisa de manejo dos solos quanto em intercâmbio científico permitiu que Glécio fosse aprovado em edital da FAPEMA, de apoio à projetos de cooperação internacional. A proposta submetida teve como objetivo desenvolver uma modelagem matemática da diversidade única da fauna dos solos maranhenses, que é marcada pela convergência de espécies encontradas em diferentes regiões do país , em virtude do estado se encontrar em uma região de transição de diversos biomas.

Para a concretização do projeto, Glécio e sua equipe articularam uma parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e a Universidade da Coruña (UDC), e recebeu recursos do Governo do Estado via FAPEMA para que permitiram a viabilidade do projeto: “Sem o apoio da FAPEMA à pesquisa seria impossível desenvolver projetos como esse” agradece o pesquisador que recebeu a equipe da Comissão Avaliadora de Projetos da FAPEMA que tem como objetivo fazer o acompanhamento dos projetos apoiados pela FAPEMA.

A comissão, coordenado pelo professor José Velozo, conheceu as instalações do laboratório, a equipe de estudantes que auxilia na execução das pesquisas e esclareceu dúvidas acerca do processo de prestação de contas.