Assessores de Comunicação de FAPs ganham espaço no Fórum CONFAP

Por Ivanildo Santos 10 de novembro de 2016

As conclusões da Reunião dos Assessores de Comunicação de FAPs foram apresentadas como primeiro item da pauta do Fórum CONFAP, encerrado dia 9 de novembro, em Campo Grande. Vários presidentes reconheceram o papel estratégico da divulgação e principalmente do jornalismo científico para dar visibilidade a oportunidades e resultados de pesquisa.

A crescente importância da comunicação nas relações internacionais do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) foi abordada por Heloisa Dallanhol, Coordenadora de Comunicação da instituição. Para abordar o caso específico do Fundo Newton, foi convidada a falar Camila Almeida, do Conselho Britânico, um dos parceiros do CONFAP para lançamento e avaliação de chamadas conjuntas.

A jornalista Jéssica Trombini explicou como se dá o aproveitamento de notícias do CONFAP e das FAPs nas esferas nacional e estadual, incluindo publicações do porte do Jornal da Ciência e da Agência CT&I, entre outras questões operacionais.

“Os meios de divulgação usados pelas FAPs: desafios e perspectivas” foram tema do segundo bloco da reunião, conduzida dia 8 de novembro. Bruno Araujo Corrêa, Kátia Bianca Iglesias Rocha Motta e André Henrique Martins da Silva, deram detalhes sobre o programa Mídia Ciência da Fundect, considerado um case de sucesso que pode ser adaptado por outras FAPs e hoje envolve 8 bolsistas. “Conforme a equipe cresce, aumenta o trabalho e a cobrança. Mas quem não tem nenhum publicitário, não consegue fazer quase nada,” conclui Bianca, que coordena o programa. O Midia Ciência serviu de modelo para a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e pode ser modelo também para a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que agora tem como reitor Marcelo Turine, ex-presidente da Fundect, anfitriã do evento.

Maristela Sena dos Santos, coordenadora do Núcleo de Difusão Científica da FAPEMA, falou sobre a comunicação como instrumento de transparência institucional, numa apresentação rica em exemplos e experiências exitosas. O debate final foi mediado por Núbia Rodrigues Barbosa e Renan Rigo, ambos da FAPEG, e teve participação de Adriana Freitas (FAPITEC/SE), Vilma Naísia Xavier (FAPEAL), e de outros assessores presentes.