Seminário encerra as comemorações pelos 60 anos do CBPF
Com o seminário Desafios da Física 1949-2009, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT), no Rio de Janeiro, encerra hoje (28), às 9h, as atividades realizadas em comemoração aos 60 anos da Instituição.
O evento, que estimula uma reflexão sobre o panorama da física e da ciência nacional nas últimas seis décadas, tem a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, que profere a palestra Os atuais desafios da ciência brasileira.
O seminário reúne também alguns dos mais destacados pesquisadores brasileiros e latino-americanos que mantiveram forte interação com o CBPF em sua existência. Eles abordarão os atuais desafios e oportunidades da física e o papel relevante do instituto na consolidação de grupos de pesquisa neste campo, no Brasil e na América Latina.
No evento, Rezende lança também o Prêmio CBPF de Física, o primeiro do País dedicado ao reconhecimento da excelência de trabalho cientifico realizado na área de física.
Além da palestra do ministro, integram a programação Ciência Brasileira na Época da Criação do CBPF, com George Rawitscher; Desafios da Bionanotecnologia, com Sérgio Mascarenhas; A Física de Altas Energias no LHC na Próxima Década, com Alberto Santoro; Cooperação, Competição e Emergência: A Física da Complexidade, com Ananias Monteiro Mariz; Física e Biologia, com Moysés Nussenzweig; Fluorescência em Nanocompósitos Metal /Polímero, com Celso Melo, e Novos Desafios da Gravitação e Cosmologia, com Vitório De Lorenci.