Governador Flávio Dino ressalta força empreendedora de Imperatriz e lança Edital Startups durante 17ª Fecoimp

Por Ivanildo Santos 14 de setembro de 2017

fecoUm dos mais conceituados eventos em oportunidades de negócios do Brasil, a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) chegou a sua 17ª edição na quarta-feira (14), no Centro de Convenções da cidade. O governador Flávio Dino, mais uma vez, participou da abertura da iniciativa e enfatizou a força da cidade de Imperatriz para vencer a crise a partir das suas potencialidades empreendedoras. Na ocasião, o Governo do Estado lançou o Edital Startups, que investirá R$ 850 mil para o fomento de projetos voltados para a criação de soluções de base tecnológica. O edital está disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) – www.fapema.br – e fica com inscrições abertas até o dia 30 de outubro.

Com o tema ‘Todos os negócios acontecem aqui’, a 17ª Fecoimp, que conta com o apoio do Governo do Estado, ressalta a relevância comercial de Imperatriz para a Região Tocantina. Para este ano, a expectativa é de que a oferta de palestras e treinamentos gere presença de público 20% maior do que a edição passada: são esperadas 36 mil pessoas nos quatro dias de evento, que segue até o dia 16 de setembro. Para o governador Flávio Dino, a força demonstrada pela cidade de Imperatriz é capaz de vencer qualquer crise, pois o espírito que preside mais uma edição da Fecoimp é de união, congraçamento e harmonia. Segundo ele, a parceria público-privada é fundamental pois “todos os empreendedores, de Norte a Sul do país, sabem o peso que o poder público tem na formação do Produto Interno Bruto no Brasil e na geração de atividade econômica, seja pela sua dimensão indutora, seja pela capacidade de geração de renda para movimentação do amplo setor de comércio e serviços”.

A 17ª edição da Fecoimp visa reunir a classe empresarial em oportunidades de negócios, troca de experiências e interação sobre as novidades tecnológicas e demais inovações do setor. Na programação, mais de 70 palestras, minicursos, workshops, oficinas e seminários; 16 estandes de alimentação variada; e 11 atrações culturais. Uma das novidades é o Salão do Empreendedor, que tem parceria do Sebrae-MA e vai oportunizar mais de 30 palestras sobre estratégias para a comercialização de produtos e serviços de microempreendedores.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, enfatizou que mais uma vez o Governo do Estado apoia esse virtuoso evento na Região Sul do Maranhão, que traz resultados impressionantes. “Então em hipótese alguma nós poderíamos deixar de, em tendo aumentado a feira, aumentar também a participação aqui enquanto Governo. Essa é a aposta que nós fazemos nos empreendedores do Maranhão. Nós temos buscado criar esse ambiente de proximidade, prospecção e, acima de tudo, de evolução da nossa economia”, pontuou.

Apoio às startups

O edital Startutps, lançado pelo governador, tem com o objetivo apoiar projetos voltados para a criação de soluções de base tecnológica que busquem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Maranhão, por meio da aplicação da inovação, através da Linha de Ação “Mais Inovação” e no âmbito do Programa “Inova Maranhão”. A chamada pública, segundo explicou o diretor presidente da Fapema, Alex Oliveira, está em sua segunda edição. A iniciativa visa a integração maior da universidade com as demandas aplicadas da sociedade, desenvolvendo soluções tecnológicas em áreas diversas como adensamento de cadeias produtivas, tecnologias assistivas, eficiência na prestação de serviços públicos e bem-estar do cidadão, internet das coisas e plataformas gamificadas. “O primeiro já foi um sucesso. Temos três startups de Imperatriz no primeiro edital, agora nós pensamos que vamos ter novas”, disse o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira.

Turismo em alta

Durante a visita à 17ª Fecoimp, o governador Flávio Dino visitou o Espaço Turismo, que tem como parceira a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Com área ampliada para esta edição, o espaço conta com dez estantes com informações turísticas, barracas de artesanato, além de palco para apresentações culturais em todos os dias do evento. Para o secretário da Sectur, Diego Galdino, o turismo está crescente no estado, com os melhores resultados dos último cinco anos, e não poderia ficar de fora de um dos maiores eventos do Maranhão. “A gente acredita que promovendo e divulgando, principalmente a Chapada das Mesas, que é um polo que está em ascensão, o turismo crescerá junto com a Fecoimp”, realçou.

Juros Zero

O governador Flávio Dino visitou os estandes da Fecoimp, conversou com empresários e expositores e aproveitou para conceder o benefício do Juros Zero – programa do Governo do Estado em parceria com o Banco do Brasil que estimula os pequenos empreendedores, movimenta a economia local e cria vagas de trabalho – ao empresário Alfarquiçado Santos. Com um cheque de R$ 20 mil recebido das mãos do governador, ele disse que vai “ajudar a implementar as ações da empresa”.

O presidente da Associação Comercial de Imperatriz, Hélio Rodrigues, agradeceu o apoio do Governo do Estado e disse que “as parcerias tem que ser agradecidas sempre. Um evento desses não se faz sem parceria”. Resultado da ação conjunta público-privada, a Fecoimp é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) em parceria com Governo do Estado; Grupo Mateus; Fecomércio; Ferrovia Norte Sul (VLI); Suzano Papel e Celulose; Prefeitura Municipal de Imperatriz; Devry Facimp; Fiema; Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF); bancos da Amazônia (BASA), Banco do Brasil e Banco do Nordeste; e Governo Federal. Tem ainda apoio do Sebrae, do Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz (Conjove), Sesc; e 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS).