Estudante do Ensino Médio desenvolve simulador virtual de controle de cadeira de rodas baseada em gestos

Por Ivanildo Santos 21 de junho de 2017

simulador-virtual-cadeira-de-rodasGarantir acessibilidade às pessoas que utilizam cadeiras de roda para se locomover é uma das preocupações tanto dos governantes quanto dos pesquisadores na busca por contribuir para a construção de políticas públicas em benefício da população.

No entanto, é notório que as conquistas alcançadas pelos cadeirantes ainda são pequenas perto dos problemas vivenciados diariamente por eles. Pensando nisso, o aluno do curso de Comunicação Visual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís, Matheus Alberto Silva, desenvolveu um simulador virtual que retrata a vida de um cadeirante com o objetivo de conscientizar as pessoas das necessidades da acessibilidade em diversos lugares e ambientes. 

“A ideia surgiu de um desafio de encaixar um estudante do curso de Comunicação Visual em algum projeto que envolvesse acessibilidade. Logo percebemos que a criação de um ambiente gráfico tridimensional se encaixaria muito bem com um estudante da área. Então resolvemos desenvolver esse projeto que busca a disseminação da importância da acessibilidade com um elemento que se encaixa no núcleo de atuação da Comunicação Visual/Design Gráfico”, explica o estudante.

simulador-virtual-cadeira-de-rodas2.jpgDe acordo com Matheus Alberto Silva, a princípio foi realizado o estudo dos programas 3D Studio Max e o Unity que foram utilizados no desenvolvimento do projeto. Além disso, foram pesquisados os conceitos que seriam usados no projeto: Ergonomia, Design Universal e Tecnologia Assistiva. Depois, o aluno partiu para a produção dos ambientes 3D.

“Já conseguimos desenvolver o simulador e, a partir da mesma tecnologia, nossa equipe está desenvolvendo um game para tornar o projeto mais descontraído e menos monótono como um simples simulador. Agora pretendemos levar tanto o simulador quanto o game para expor em feiras, congressos e espaços públicos para atingirmos o nosso objetivo”, ressalta o estudante.

Matheus afirma sempre se esforçar bastante para atingir suas metas e ao mesmo tempo procura um modo que elas não beneficiem apenas ele. “Tenho procurado, de uns tempos para cá, maneiras de construir uma sociedade melhor a partir do que pretendo fazer e seguir carreira, que é no Design. Então, estou aproveitando ao máximo meu curso que me dará suporte para o que eu pretendo fazer no futuro e seguir, também, na área de pesquisa científica”, frisa o aluno do IFMA.

Segundo Matheus, ele obteve incríveis resultados e experiências incríveis causadas pela necessidade de aprender sobre certos programas e conceitos. “Tanto eu como minha equipe compartilhamos sempre conhecimento e informações e, logo, todos aprendem um pouco de cada coisa. Antes de alcançarmos o objetivo do projeto, ele já alcançou agente, pois nós temos cada vez mais percebido a importância da acessibilidade e maneiras de torná-la real”, destaca.