Revista Portal da Ciência destaca pesquisas em diversas áreas do conhecimento

Por Ivanildo Santos 21 de maio de 2017

Capa Portal da Ciencia 2017.png3A Universidade Federal do Maranhão lançou, por meio da Assessoria de Comunicação – ASCOM, o novo número da revista Portal da Ciência. A edição em versão online traz, em 48 páginas, reportagens sobre doze pesquisas desenvolvidas na UFMA em diversas áreas do conhecimento, com base nos trabalhos de alunos e professores de diferentes câmpus.

A publicação, segundo o assessor de comunicação, Fernando Oliveira, é mais um instrumento desta gestão para dar visibilidade à produção dos pesquisadores da UFMA. “O fortalecimento da pesquisa na universidade passa, também, pela divulgação do trabalho científico. A revista volta a circular com a proposta de ser um canal para mostrar o que a academia tem produzido em benefício da sociedade”, explicou.

Um exemplo é o importante projeto de energia alternativa que há nove anos beneficia os moradores da Ilha dos Lençóis, em Cururupu. O sistema híbrido eólico-solar é o único em operação contínua no Brasil.

O leitor encontrará ainda reportagem sobre o projeto Jumper, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Tecnologia e Narrativas Digitais do Laboratório de Convergência de Mídias da UFMA (Labcom). O estudo explora novas tecnologias na distribuição de conteúdo jornalístico.

Outra iniciativa em destaque é o projeto desenvolvido por docentes da UFMA em parceria com pesquisadores da Universidade do Porto (Portugal), que busca tornar alguns remédios mais solúveis e aceitáveis para o organismo humano, podendo beneficiar principalmente pacientes com hipertensão, diabetes e que apresentem problemas cardíacos.

Esta edição traz também: projeto dos professores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, que avalia fatores de risco durante o parto prematuro; estudo dos docentes do departamento de Educação Física sobre a influência da genética em habilidades de jogadores de futebol; pesquisa do Grupo de Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas práticas educativas da UFMA (Gesepe), que faz uma análise das bases conceituais dos estudos de gênero e sexualidade.