Fapema apóia Simpósio em História Contemporânea Conflitos e Revoluções no Século XX

nupehic
Por Ivanildo Santos 20 de setembro de 2016

nupehicInicia hoje no Prédio de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Centro Histórico de São Luís, a terceira edição do Simpósio em História Contemporânea Conflitos e Revoluções no Século XX: Circulação de ideias entre as Américas e a Europa.

Com apoio do Edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação (AREC) da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o simpósio pretende divulgar e incentivar discussões em torno do processo de circulação de ideias entre as Américas e a Europa.

Serão apresentadas análises comparadas, conectadas, transnacionais e nacionais que contribuam para a compreensão de tensões, rupturas e permanências político, culturais e econômicas vividas no Brasil, na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa durante o século passado, e as marcas resultantes desse processo na história política ocidental recente. Daí explica-se o título: Conflitos e Revoluções no século XX: circulação de ideias entre as Américas e a Europa.

Pretende-se ampliar o calendário anual de discussões em torno de cortes temáticos específicos da História Contemporânea, estimulados pela criação do Laboratório de Estudos de História Latinoamerica (LEHLA), que integra o NUPEHIC/UEMA, e pela parceria com o Laboratório de Estudo de História das Américas (LEHA), da Universidade de São Paulo.

Serão colocados em discussão temas considerados fundamentais para o estudo da História, analisados sob perspectivas teórico-metodológicas inovadoras que lançarão novas luzes para o estudo da História Contemporânea, em geral, e sobre as especificidades da História do Maranhão, em particular.

Nessa perspectiva, o III Simpósio permitirá o estabelecimento de uma interface entre a História do Maranhão, do Brasil, das Américas e da Europa procurando articular seus temas centrais tanto no plano diacrônico, isto é, historicamente, quanto no plano sincrônico, ou seja, nas condições atuais.

O evento acontece até o dia 23 de setembro. Confira a programação completa clicando AQUI.