Secti inaugura primeiro ‘Ponto do Saber’ do estado do Maranhão
Os moradores do bairro do Desterro, localizado no Centro Histórico de São Luís, agora podem contar com um telecentro conceituado, permitindo ao público o acesso a serviços on-line, educação e atividades multidisciplinares, garantindo assim mais universalização da internet e uma inclusão digital eficaz e gratuita. Isso só foi possível graças ao primeiro “Ponto do Saber”, inaugurado no início da tarde desta quinta (11) no Centro Cultural Convento das Mercês. O Ponto do Saber integra o conjunto de ações do programa “Cidadania Digital” do Governo do Maranhão é o coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, é uma satisfação muito grande materializar o projeto. “Esse trabalho é um conjunto de parcerias e é missão do Governo Flávio Dino. Aqui será o ponto de encontro do saber tecnológico e popular, será um espaço em que a comunidade e os jovens poderão fazer consultas, pesquisas, estudos, além de ter acesso a serviços públicos. Estas ações visam um crescimento na inclusão digital no Maranhão, fazendo com que a comunidade desfrute de mecanismos que possibilitem a prática de trabalhos e pesquisas”, frisou Almada em seu discurso de inauguração.
Segundo o diretor do Convento das Mercês, Paulo Melo Sousa, é fundamental ser parceiro em uma iniciativa como essa. “Essa era uma demanda da comunidade que está se concretizando, foi um esforço desde o início da atual gestão do Governador Flávio Dino. É muito satisfatório contribuir com a melhoria da vida das pessoas e trabalhar com o social”, enfatizou.
“Esse espaço está começando a ter o uso que deveria, é um espaço arquitetônico que vai formar novas lideranças para o Maranhão que irão elevar os índices do nosso estado”, disse o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira.
Para o secretário de Estado da Educação, e presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Felipe Camarão, a inauguração demonstra que, além de propostas, esta gestão está concretizando. “Essa é a demonstração de que um governo que dialoga consegue o progresso. É importante quando acontece a união para que ações como essa possam ser realizadas”, realçou Felipe Camarão.
O líder comunitário Denis Cutrim destacou a importância dessas ações para a comunidade do Desterro. “É um grande avanço para nós, uma boa conquista, tendo em vista que temos em nosso entorno pessoas que não têm condições de custear seu acesso à internet. O Ponto do Saber vai nos ajudar muito”.
O Ponto do Saber disponibiliza 17 computadores, internet de 20 MB, data-show, tela retrátil de três metros de largura por três de comprimento e uma televisão de 42 polegadas. Estão sendo ofertados cursos de Inglês, Desenvolvedor de Aplicativos Web e Web Design.
Novos cursos e serviços
Em seu discurso de inauguração, o secretário Jhonatan Almada adiantou que pretende viabilizar outros cursos e ações como reforço escolar, pré-vestibular para jovens carentes, informática básica, manutenção e montagem de microcomputadores, além de atividades de lazer. “Em uma segunda etapa serão ofertados cursos técnicos de capacitação profissional e com conteúdos diversificados para a comunidade do Desterro, Praia Grande, Portinho e arredores”, anunciou Almada, ressaltando que o projeto objetiva contemplar também outros municípios, privilegiando comunidades quilombolas, assentamentos rurais e aldeias indígenas.