Governo lança edital com recursos de R$ 1,2 milhão para financiamento de pesquisa de Núcleos Emergentes

0not 2
Por Ivanildo Santos 4 de dezembro de 2015

0not 2O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançou na última quarta-feira (02), um edital com recursos no valor de R$ 1,2 milhão para financiamento de projetos de pesquisa visando à formação de novos núcleos de excelência em pesquisa no Estado do Maranhão. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos oriundos do Convênio FAPEMA/CNPq/PRONEM disponibilizados por meio do edital PRONEM.

A chamada pública fica aberta até o dia 25 de janeiro. O grupo emergente a ser apoiado deve estar organizado para desenvolver projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em temas relativos a prioridades do  estado  do Maranhão.

O diretor-presidente da fundação, Alex Oliveira, disse que por meio do edital o governo espera ampliar, consolidar e difundir a capacidade científica e tecnológica instalada no Maranhão, induzir a formação de novos núcleos de excelência no estado, incentivar a formação e capacitação contínua de recursos humanos de alta qualificação e fortalecer a infraestrutura básica e de pessoal qualificado das instituiçõesque realizam pesquisa no Estado do Maranhão.

“O objetivo do edital é também fortalecer os programas de pós-graduação existentes no estado e sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação”, completou Alex Oliveira. A chamada pública integra a linha de ação Mais Ciência da Fapema, no âmbito do programa Mais Pesquisa.