Primeira chamada para o Fundo Newton já está disponível no Maranhão

900809012
Por Ivanildo Santos 4 de agosto de 2014

900809012 A ficha de inscrição para o Fundo Newton estará disponível no portal da FAPEMA a partir do dia 18 de agosto, mas o edital já pode ser acessado na seção “Editais Abertos” . Na mesma data as fichas estarão disponíveis em várias FAPs pelo país e em todo o Reino Unido. 

O Fundo Newton, fundo de apoio à pesquisa em Ciência e Inovação do Governo Britânico, anuncia a abertura de seu primeiro edital administrado pelos Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (Research Council UK – RCUK) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

O Fundo é uma iniciativa de Assistência Oficial para Desenvolvimento (Official Development Assistance – ODA) para fomentar parcerias que promovam desenvolvimento econômico e bem-estar social em países emergentes.

O objetivo da chamada pública do Fundo Newton RCUK-CONFAP é proporcionar apoio de até 100 mil libras esterlinas para projetos de pesquisas conjuntas de curto prazo ou de pequenas escalas, a fim de estabelecer colaborações sustentáveis entre o Reino Unido e pesquisadores brasileiros.

Serão particularmente bem-vindas propostas nas áreas de:

Propostas em outras áreas também serão consideradas, desde que sejam objeto de forte colaboração entre o Reino Unido e o Brasil e atendam aos critérios associados com a Assistência Oficial ao Desenvolvimento.

O prazo para apresentação de propostas será entre 04 de agosto e 17 de outubro de 2014. Todas as informações sobre elegibilidade, critérios e recursos estarão na chamada pública (acessar neste link). As propostas bem-sucedidas serão anunciados em dezembro de 2014.

Esta é a chamada inaugural do Fundo Newton no Brasil. Haverá outras chamadas ainda este ano, desta vez para bolsas de estudo e apoio para realização de workshops científicos.

Sobre o Fundo Newton

Lançado no Brasil pelo Ministro das Finanças britânico George Osbourne em abril de 2014, o Fundo Newton de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes vai investir £9 milhões (mais de R$ 34 milhões) por ano no Brasil durante três anos, em projetos com parceria e intercâmbio de pesquisadores e instituições brasileiros com o Reino Unido.

O montante distribuído pelo fundo globalmente em até cinco anos será de £375 milhões (cerca de R$ 1.4 bilhão). Todos os projetos contemplados terão contrapartida de financiamento pelo governo brasileiro.