Pesquisadores apoiados pela FAPEMA recebem menção honrosa em importantes reuniões científicas
Duas pesquisadoras da área de odontologia receberam, no mês de setembro deste ano, premiações em um importante evento sobre pesquisa na área odontológica, a 30a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO. As doutoras Cecília Cláudia Costa Ribeiro e Luciana Salles Branco de Almeida são pesquisadoras ligadas à Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.
A 30a Reunião Anual da SBPqO aconteceu em Águas de Lindóia, São Paulo, entre os dia 5 a 7 de setembro, sendo o maior evento científico do Brasil, no âmbito da pesquisa em odontologia. A SBPqO, fundada em 1983, é a divisão brasileira da Internacional Association for Dental Research – IADR, importante associação que reúne pesquisadores em odontologia de vários países do mundo.
Com a tese de doutorado de Mariana Carvalho Batista da Silva, “Indicadores bioquímicos da nutrição estão associados a cárie precoce da infância”, a Profa. Dra. Cecília Cláudia Costa Ribeiro, como coordenadora e orientadora do projeto, recebeu menção honrosa. O trabalho foi desenvolvido com o apoio do edital PPSUS (Programa de Apoio à Pesquisa no SUS), por meio de um projeto que possibilitou o atendimento de 640 crianças de 18 a 42 meses, em sete distritos de São Luís/MA. Outro edital FAPEMA que também colaborou com o desenvolvimento do trabalho premiado foi o AEXT (Apoio a Projetos de Extensão), onde as crianças diagnosticadas com problemas dentários receberam atendimento gratuito na clínica de odontologia para bebês da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.
Outro trabalho que recebeu menção honrosa pela SBPqO, teve por título “Avaliação de parâmetros salivares relacionados ao risco de cárie em indivíduos com desordens temporomandibulares”, e foi orientado pela Profa. Dra. Luciana Salles Branco de Almeida. O trabalho constitui a dissertação de Mestrado da cirurgiã-dentista e professora Cláudia Monteiro de Andrade. O objetivo do estudo foi investigar uma possível relação entre dor crônica, estresse crônico e alterações em parâmetros salivares relacionados ao aparecimento da cárie dental em indivíduos com disfunções temporomandibulares. Os procedimentos e as análises da pesquisa foram realizados no laboratório de Patogenicidade Bacteriana da Universidade Ceuma (UNICEUMA).
A pesquisa recebeu apoio da FAPEMA por meio do edital Universal, o qual proporcionou a obtenção dos recursos necessários. Além disso, a FAPEMA financiou bolsa de iniciação científica (PIBIC/UFMA/FAPEMA) do aluno Leonardo Victor Galvão Moreira, colaborador da pesquisa e apresentador do trabalho que recebeu a menção honrosa. Leonardo também participou, recentemente, de um estágio financiado pela FAPEMA no Laboratório de Fisiologia, Dor e Estresse da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, no qual houve intercâmbio científico entre UNICEUMA, UFMA e UNICAMP.
Em 2011 a Profa. Luciana Salles foi a única brasileira a ganhar o Prêmio Hatton pela IADR. Esta premiação aconteceu na Califórnia e é considerada uma das mais prestigiadas premiações científicas internacionais em Odontologia. Na ocasião, o trabalho premiado foi relacionado a uma pesquisa realizada no The Forsyth Institute (Harvard Dental/Medical School) durante o seu doutorado em parceria com a FOP-UNICAMP. O trabalho demonstrou efeitos anti-inflamatórios e imuno-moduladores da Fluoxetina (um antidepressivo) em modelo animal de doença periodontal.