Governo e UFMA discutem realização da SBPC em São Luís
Como parte das comemorações dos 400 anos de São Luis em 2012, será realizada a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no mês de julho. Os acertos e preparativos para o evento foram discutidos em reunião na manhã desta segunda-feira (7), na sede da reitoria, entre o governador em exercício, Washginton Luiz, e o reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Natalino Salgado.
A reunião contou ainda com as presenças dos secretários de Estado de Educação, João Bernardo Bringel; e de Ciência e Tecnologia, Olga Simão; da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Guerra; vice-reitor da UFMA, Antonio Oliveira; do presidente da Comissão Organizadora dos 400 anos de São Luís, Sofiane Labidi; de pró-reitores e assessores.
Durante a reunião o governador confirmou a parceria do estado na realização da 64ª SBPC. “Queremos ampliar e intensificar essa parceria que o governo estadual mantém com as universidades”, garantiu o governador em exercício.
Washginton Luiz disse ainda, que além da Ufma, pretende visitar outras instituições de ensino, como o Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). “Somente dando apoio às instituições de ensino superior será possível qualificar os jovens e prepará-los para o desenvolvimento que o Maranhão registra”, declarou.
O reitor Natalino Salgado destacou que tem sido fundamental o apoio do governo no processo de crescimento da universidade, não apenas na reestruturação física local, mas também de ampliação dentro do processo de interiorização.
“As demandas financeiras do MEC não são suficientes para atender as nossas necessidades, somente com essas parcerias podemos continuar investindo na produção do conhecimento”, ressaltou.
Natalino Salgado agradeceu a parceria do governo no processo de implantação do Projeto de Empreendedores. O investimento estadual, da ordem de R$ 2,7 milhões e contrapartida de R$ 500 mil da Ufma, está viabilizando a implantação das Incubadoras de Empresas que vão dar apoio a empreendimentos que estão em fase inicial a se desenvolverem de forma estratégica e com melhor aparato técnico o seu crescimento no mercado.
Divulgação do conhecimento – A diretora presidente da FAPEMA, Rosane Guerra, destacou que a SBPC irá contribuir para popularização da ciência e divulgação do conhecimento. “Será um grande presente para São Luis sediar a SBPC com apoio de muitos parceiros. Um evento que populariza o conhecimento”, pontuou Rosane.
A secretária de Ciência e Tecnologia, Olga Simão, a exemplo do governador Washington Oliveira, disse que o governo do Estado pretende continuar ampliando as parcerias com as universidades, “investimentos que se constituem em avanços nas áreas da ciência e tecnologia”.