FAPEMA alinha parceria com Instituto Brasileiro de Ciência para avanço em gestão tecnológica
O diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Cristiano Capovilla, e o coordenador geral de Tecnologia da Informação, do Instituto Brasileiro de Formação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Hugo Valadares, reuniram, na terça-feira (3), para discutir parceria com foco no avanço da gestão de tecnologia e sistemas. Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o instituto tem a missão de desenvolver produtos e serviços que potencializem os sistemas de informação em ciência e tecnologia, convertendo em mais conhecimento à sociedade.
“Na FAPEMA, financiamos milhares de projetos e é fundamental gerenciar e divulgar esses dados de forma eficaz. A tecnologia oferecida pelo IBICT será importante para demonstrarmos à sociedade como os investimentos são aplicados, e mais, para extrairmos métricas que podem apoiar a promoção de ações e políticas em diversos órgãos. Estamos entusiasmados com a perspectiva dessa colaboração e confiantes de que ela trará benefícios significativos para a pesquisa e o desenvolvimento no Maranhão”, avalia Cristiano Capovilla.
O IBICT firma parceria com entidades governamentais, para concessão de sistemas inovadores, que otimizem ações em diversas esferas da administração pública e do setor produtivo. A parceria com a FAPEMA contempla o uso de sistemas avançados na área de repositórios institucionais, que possibilitam a integração e análise de informações das redes de pesquisa do Maranhão.
Esses sistemas vão oferecer ‘insights’ valiosos, gráficos e métricas, que auxiliarão na tomada de decisões e na formulação de novas propostas de desenvolvimento. Além disso, os modelos de preservação digital permitirão a conservação de documentos e sites ao longo do tempo, garantindo a integridade e a acessibilidade de informações para gestores e pesquisadores.
Hugo Valadares enfatiza o momento muito promissor com a FAPEMA e destaca a série de oportunidades, que vão desde repositórios e observatórios, até sistemas com inteligência artificial e modelos de preservação digital, que estarão disponíveis para a fundação maranhense. “Acreditamos que esses recursos são de grande interesse desta e de todas as instituições de pesquisa do Maranhão. Este encontro marca o início de um diálogo que avançará, com a expectativa de que possamos aprofundar nossa colaboração e trazer essas soluções para contribuir com o desenvolvimento e avanço científico”, frisou.
A reunião foi um primeiro momento para formalizar uma colaboração, que terá reflexo na inovação tecnológica e na promoção de uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos e dados de pesquisa. A ação conjunta FAPEMA e IBICT vai impactar positivamente no avanço científico e tecnológico do estado.