Governo do Maranhão e ApexBrasil promovem evento para impulsionar exportações em diversos setores

Por Sandra Viana 2 de abril de 2024

O Governo do Maranhão e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promovem até esta quarta-feira, 03, em São Luís evento que oferece oportunidades de negócios para empresas maranhenses de vários setores com foco maior para o de couros e curtumes. Durante o seminário “Diálogos Exporta Mais Brasil, em São Luís, o governador Carlos Brandão e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacaram as vantagens competitivas do estado para as exportações e a importância de ampliar as oportunidades de negócios internacionais para as empresas locais. O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, também falou sobre os resultados do programa PEIEX-MA que já conta com a adesão de 50 empresas.

O evento, aberto na segunda-feira, denominado Exporta Mais Brasil 2024, tem como objetivo apresentar oportunidades no comércio exterior e capacitar empresas maranhenses para expandirem suas operações no mercado internacional. Por meio de parcerias com instituições locais como a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), o evento busca impulsionar a exportação de produtos maranhenses, com foco especial na indústria do couro.

Durante o evento foram apresentados case de sucesso de empresas participantes do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que visa orientar empresas de todos os portes sobre os processos de exportação de forma gratuita. Ao sediar a segunda edição deste ano do Diálogos Exporta Mais Brasil o Governo do Estado traz a oportunidade para os empresários maranhenses prospectarem e fecharem negócios com compradores internacionais, ampliando suas redes de contato e explorando novos mercados.

O governador Carlos Brandão destacou a importância dessa iniciativa, afirmando: “Agora, serão mais 75 empresas. Com isso vamos dar mais condições para que as empresas possam ter o seu produto comercializado no exterior, com um preço mais competitivo, gerando mais empregos e renda no nosso estado.”

Brandão também ressaltou os resultados positivos da economia maranhense, dizendo: “O Maranhão está vivendo um dos melhores momentos da sua história. Recentemente recebemos o resultado do PIB publicado pelo Banco do Brasil, que demostrou que tivemos o maior crescimento do PIB no Nordeste. Isso significa que nós estamos no rumo certo, por isso, precisamos continuar dando condições para que as empresas ampliem seus negócios.”

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, destacou as potencialidades do Maranhão que favorecem as exportações, declarando: “O Maranhão tem toda uma vocação para exportação. O Estado tem um grande porto público e dois privados, tem ferrovias, tem os biomas adequados para produções diversas, tem empreendedores interessados em expandir seus negócios e um governo que busca fortalecer as cadeias produtivas e as oportunidades de negócios.”

Nesta terça-feira o evento segue Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) com rodadas de negócios. Os empresários terão a chance de participar de rodadas de negócios, conhecer as oportunidades de exportação e apresentar as vantagens competitivas do Maranhão para potenciais compradores estrangeiros. Com isso, o governo estadual e a ApexBrasil buscam fortalecer a economia local, gerar empregos e promover o desenvolvimento sustentável por meio da expansão das exportações maranhenses.

“Este com certeza é um evento que terá impacto positivo na economia do Maranhão. É uma demonstração clara da preocupação do Governo do Estado em garantir mais oportunidades de negócios para os empresários maranhenses e com isso gerar mais emprego e renda para a população”, disse o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.