Maranhão debate rumos da ciência e tecnologia em Conferência Estadual que será aberta nesta quinta-feira (21)
Em um cenário de desafios e na busca por mais avanços na área de CT&I, o Maranhão se prepara para marcar presença na 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, agendada para junho deste ano em Brasília. Antecedendo este evento, ocorre a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será aberta nesta quinta-feira, 21, às 18h30, no Centro de Arquitetura da Uema, Centro Histórico de São Luís. O evento, promovido pela Secti com o apoio da Fapema, vai reunir sugestões da sociedade para elaborar a Estratégia Nacional de CT&I para os próximos 10 anos.
“A 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia é de extrema importância para o desenvolvimento e progresso do nosso estado. Será uma excelente oportunidade para discutirmos e promovermos a ciência e a tecnologia como pilares fundamentais para o crescimento econômico e social do Maranhão. Estamos ansiosos para receber os participantes e debatermos sobre os avanços e desafios que enfrentamos nessa área tão estratégica. Tenho certeza de que essa conferência será um verdadeiro marco para a nossa trajetória, rumo à inovação e sustentabilidade. Contamos com a presença de todos para, juntos, construirmos um futuro mais promissor para o Maranhão”, pontuou a titular da Secti, Natassia Weba.
A secretária e o presidente da Fapema, Nordman Wall, abrirão os trabalhos que contarão com as presenças de representantes de instituições de ensino superior e pesquisa, comunidade científica, ecossistemas e ambientes promotores de inovação. Também estão convidados a participar das discussões organizações da sociedade civil, gestores e técnicos governamentais, setor produtivo e todos que tenha interesse em debater e ajudar na construção de políticas públicas para a ciência, tecnologia e inovação.
O evento tem como foco a elaboração da Estratégia Nacional de CT&I (2025-2035) e na formulação de uma Nova Política Estadual. Entre os temas abordados estão a recuperação do Sistema Nacional, inovação empresarial na reindustrialização e o papel estratégico da CT&I em programas nacionais. As contribuições do Maranhão, apresentadas na conferência estadual, serão encaminhadas para compor os debates nacionais. Essas sugestões estarão integradas ao plano ‘Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – ENCTI 2025-2035’, voltado para o segmento. A conferência regional acontecerá em Recife, de 24 a 25 de abril, e a Nacional, de 4 a 6 de junho, em Brasília.
Nordman Wall destaca a importância do evento para impulsionar o Maranhão nos debates regionais e nacional. “A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação será um polo aglutinador dos esforços feitos pelo Governo do Maranhão, e que vão subsidiar a reconstrução e transformação da CT&I e trará uma firme contribuição ao país. O evento selará o compromisso do estado com a política científica e tecnológica do Governo Federal”, ressaltou.
SOBRE O EVENTO
A Conferência Estadual será espaço para análise dos programas e dos planos de ciência, tecnologia e inovação no período 2016-2023; discussão dos resultados para propor recomendações à elaboração da ‘Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; e identificar ações a serem executadas em longo prazo, utilizando o caráter mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores da área.
Na agenda, a abertura será às 18h30, com palestra magna, seguida de debates sobre o ecossistema de inovação, programas estratégicos, papel dos jovens nesse cenário e reflexos na economia.
No segundo dia, a programação inicia às 8h30 e terá várias salas de debates técnicos com os temas ‘Ecossistemas de Inovação’, ‘Programas Estratégicos em Ciência, Tecnologia e Inovação’, ‘Economia do Maranhão’, ‘Juventude na Ciência, Tecnologia e Inovação’, ‘Ciência na base da Inovação’, ‘Transição Energética’, ‘Bioeconomia’ e ‘Ciência, Inovação e Comunidade’.
Participam dos painéis da conferência estadual os diretores da Fapema, Adriana Carvalho (chefe da Assessoria de Planejamento) e Roberto Cunha (assessor da Diretoria Científica). Eles reforçarão as discussões levando ações, programas e novidades da fundação na área da inovação científica e tecnológica.
Adriana Carvalho estará presente no painel ‘Ciência na base da inovação’, e destaca a importância desse momento de debates. “A ciência é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer região. É por meio dela que podemos criar soluções eficazes e transformadoras para os desafios que enfrentamos. Participar dessas discussões é essencial no direcionamento dos esforços, a fim de garantir um futuro mais promissor para o Maranhão, na área da ciência e da inovação”, avalia.
Integrando o painel ‘Programas Estratégicos em Ciência, Tecnologia e Inovação’, Roberto Cunha ressalta a relevância desse encontro para o alinhamento de questões voltadas ao avanço científico. “É imprescindível que o Maranhão esteja presente e ativo nessas discussões. Nossas ações e políticas na área de ciência e tecnologia devem ser alinhadas com as demandas e oportunidades do cenário atual. Estar envolvido nesse processo de construção de um plano nacional é uma oportunidade única de contribuir para o avanço do estado e de todo o país”, observa.
Mais informações sobre o evento acesse https://www.even3.com.br/2-conferencia-estadual-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-maranhao-429953/.