FAPEMA participa de III Fórum de extensão da UFMA
A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, participou nesta terça-feira, 19, do III Fórum de extensão da Universidade Federal do Maranhão – Ufma.
O evento, que vai até sexta-feira, 22, tem por objetivo integrar o corpo docente e discente dos variados cursos para produzirem reflexões a respeito das ações de extensão empreendidas em seus projetos e programas.
Para aprofundar o debate sobre os desafios nacionais e regionais para a construção de uma Política de Extensão, o Prof. Dr. Antonio Luís Amaral Pereira, o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Cipriano Maia de Vasconcelos (UFRN), Profa. Dra. Vânia Lourdes Martins Ferreira (UEMA), e a Profa Dra.Rosane Guerra (FAPEMA) compuseram a
Mesa redonda: Política de Extensão – Os Desafios Regionais.
Na ocasião, Rosane Guerra apontou os investimentos da FAPEMA nas atividades de extensão no ano de 2010. Ela ressaltou ainda que é preciso investir em recursos humanos. “É importante que o número de pessoas formadas tenha como objetivo o desenvolvimento sustentável, que visa produzir não só conhecimento como também transferi-lo para comunidade, e isso só é possível com a ampliação de uma estrutura tanto para educação quanto para pesquisa”, declarou.
Já o Prof. Dr. Antonio Luís destacou o papel da FAPEMA na disponibilização das bolsas de extensão para o Estado. “ Graças ao compromisso da FAPEMA em dispor editais, o Estado tem crescido em oportunidades para o fomento da ciência e tecnologia”, elogiou.
Sobre o III Fórum de extensão da UFMA.
Neste ano, o evento integra juntamente com as Instituições parceiras as atividades: Fórum da Terceira Idade que comemora os seus 15 anos, Semana da Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, Políticas Públicas de Cultura e Extensão, Treinamento e Debate sobre a Plataforma SIGPROJ/MEC (Sistema de Informação e Gestão de Projetos).
A Pró-Reitoria visa ainda aprofundar o debate sobre os desafios nacionais e regionais para a construção de uma Política de Extensão que assegure maiores recursos e oportunidades para nossas Instituições e, conseqüentemente, represente desenvolvimento para o Estado do Maranhão.