FAPEMA participa de lançamento da Fecoimp 2023, uma das maiores feiras de negócios multissetoriais do Maranhão

Por Sandra Viana 20 de maio de 2023

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Nordman Wall, participou da solenidade de lançamento da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), realizada na última sexta-feira (19), no Centro de Convenções da cidade tocantina. A feira é um dos maiores eventos de negócios do Maranhão, que anualmente movimenta todos os segmentos da economia. Este ano, entra em sua 21ª edição e traz várias novidades, a exemplo de espaço dedicado à ciência e tecnologia maranhense. O evento acontecerá de 20 a 23 de setembro com o apoio do Governo do Estado que estará representado por várias secretarias e órgãos.

“É uma grande satisfação participarmos deste evento de lançamento de mais uma edição da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz. Como presidente da FAPEMA, missão que me foi dada pelo nosso governador Carlos Brandão, destaco a importância das ações que temos colocado em prática em prol do desenvolvimento econômico e social do Maranhão e, em especial da região Tocantina. O Governo do Estado já é um importante parceiro do evento e, por meio da fundação, secretarias e demais órgãos estaduais, consolida a importância deste grande momento da geração de negócios para o Estado”, frisou o presidente da fundação, Nordman Wall, que estava acompanhado de membros da sua equipe, entre eles o diretor Administrativo, Arnodson Campelo e da coordenadora de Inovação, Francisca Neide.

Entre as ações que a fundação apresentará durante o evento está o edital Tecnova, de apoio à inovação tecnológica em microempresas e empresas de pequeno porte, subvenção econômica à inovação, pelo qual tem financiado empresas da região, permitindo que possam crescer e gerar emprego e renda para à população. A fundação acompanha de perto o desenvolvimento dessas empresas, que recebem recursos do Governo do Estado para alavancar suas ideias inovadoras e gerar emprego e renda para a população da região.

Destaque também, aos investimentos por meio do programa Centelha, que apoia – por meio da concessão de recursos financeiros não reembolsáveis e por meio de bolsas de fomento – a geração de novas empresas de base tecnológica (as startups), a geração de inovações que sejam de interesse social (ou empresarial) e a formação da cultura do empreendedorismo inovador. Entre os 28 projetos inovadores, há iniciativas de Imperatriz.

Além disso, a FAPEMA tem financiado centenas de pesquisas na região tocantina em diversas áreas, com o objetivo de promover o desenvolvimento da região e do estado e a qualidade de vida das pessoas. “Sabemos que a pesquisa científica é fundamental para o desenvolvimento sustentável, e estamos empenhados em apoiar as iniciativas que contribuem para esse objetivo”, reiterou Nordman Wall.

Organizada pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), FECOIMP atraiu, em sua última edição, público de mais de 40 mil pessoas e prospectou cerca de R$ 45 milhões em negócios.