FAPEMA participa da AgroBalsas apresentando inovações nas áreas da ciência e tecnologia
Apresentando novidades em pesquisas na tecnologia e inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) vai participar da AgroBalsas, a maior feira de agronegócio do Maranhão e uma das maiores do Nordeste, que acontece com o apoio do Governo do Estado. O stand da Fundação estará no pavilhão “Armazém do Empreendedor”, coordenado pela Secretaria da Indústria e Comércio (Seinc) onde também estarão outros parceiros como Iema, Uema, Secti, Sebrae, Inmeq, Setur.
A Fundação levará à feira projetos contemplados em diversos editais, exposições de obras, presença de pesquisadores e ainda, ações interativas para o público. O evento conta com apoio do Governo do Estado. A 19ª edição do evento acontece de 16 a 20 de maio, na Fazenda Sol Nascente, município de Balsas. O evento contará com muita tecnologia, informação e cultura para os milhares de visitantes que irão prestigiar a vasta agenda.
“Esta feira é um grande momento para os negócios, serve de vitrine aos empreendedores do setor e, de maneira geral, impacta no desenvolvimento do Maranhão. O governador Carlos Brandão mostra acerto em apoiar este importante evento do agronegócio, e que está atento às pautas da inovação, tecnologia, infraestrutura e desenvolvimento sustentável. Estamos satisfeitos em poder representar os avanços das pesquisas tecnológicas do Maranhão neste grande evento”, pontuou o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Natássia Weba, destaca a importância da feira de agronegócios como oportunidade para o desenvolvimento, com a participação dos segmentos empresariais e comércio, realizando negócios e atraindo clientes. “A AgroBalsas estimula o desenvolvimento da economia regional e se pauta pela presença de grandes nomes do setor agropecuário. É uma agenda rica, que conta com exposição de diversas empresas, ampla participação dos pequenos, médios e grandes produtores e que culmina com a prospecção de negócios e investimentos para o Maranhão”, destaca a gestora.
A FAPEMA estará em espaço coordenado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), que conta ainda com ações das secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e do Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas do Maranhão (SEBRAE).
Sobre o pavilhão “Armazém do Empreendedor” Júnior Marreca pontou que o espaço se destaca por ser uma vitrine de exposição e comercialização de produtos maranhenses, que estimula a geração de emprego e renda no Maranhão. “Por isso, trabalhamos constantemente para trazer cada vez mais novidades na ação. Nesta edição do AgroBalsas, participam 41 empresas, de diferentes segmentos. Desta forma, seguimos promovendo o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo local, com fins a impulsionar os produtos feitos no Maranhão, ao mesmo tempo em que valorizamos a criatividade e a capacidade empreendedora maranhense”, pontuou o secretário de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Júnior Marreca.
Outras secretarias e órgão do Governo também estarão presentes no evento, em outros pavilhões, a exemplo da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).
PROGRAMAÇÃO
A programação do estande da FAPEMA estará disponível ao público de 17 a 20 de maio, mostrando um panorama do que é executado pela instituição em editais, exposição de livros, atividades de interação com o público e sorteio de obras. Durante os dias de evento, haverá panorama sobre editais, exposição de livros e sorteio, além da ação interativa ‘Transforme suas ideias em negócio’.
No estande será mostrado projetos de pesquisadores contemplados em editais da Fundação. No dia 17, as exposições Gin Luar, do empreendedor Raul Loiola Coêlho Dias, selecionado no Tecnova II; e apresentação de resultados do projeto de pesquisa “Obtenção de Novos Materiais Fotossensibilizadores”, da pesquisadora Regina Mendes Oliveira.
No dia 19, a FAPEMA apresenta as exposições ‘Impactos do milho Bt na população de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) no Cerrado Maranhense: como os inimigos naturais e a sucessão soja/milho pode impactar nesse cenário?’, dos pesquisadores Solange de França, Cynara de Oliveira e Eduardo Silva, contemplado no edital FAPEMA/CNPq; e projeto ‘Acaroufauna e Aspectos bioecológicos de ácaros associados a culturas da soja e do feijão em Balsas-MA’, de Solange de França e Milena Amorim, contemplado no edital Universal.