FAPEMA passa a usar classificação do novo Qualis da CAPES
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) retificou o edital Eventos Científicos, Tecnológicos ou de Inovação que passa a utilizar a nova classificação Qualis – procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A alteração tem como objetivo facilitar a avaliação de currículos de acadêmicos.
Foi alterado o parágrafo 8.3.4, e diz que, a partir de agora, o currículo será avaliado com base no Qualis – Quadriênio 2017-2020, da respectiva área e sub-áreas indicadas pelo proponente no formulário de inscrição. A avaliação consudera ainda, o Fator de Impacto a partir do Incites Journal Citation Reports/ JCR (Clarivate Analytics) da base de Periódicos da CAPES.
O presidente da FAPEMA, André Santos, pontuou a importância da atualização para o segmento da pesquisa e inovação no Estado. “Agora, na nova tabela disponibilizada pela CAPES, a classificação de todas as revistas científicas foi reavaliada e muitas pontuações mudaram. Por isso, a FAPEMA está adequando seus editais a este novo modelo. É mais uma demanda dos pesquisadores e comunidade científica do Maranhão que é atendida pela FAPEMA”, pontuou.
A publicação de artigos é essencial para a carreira de cada cientista, pois demonstra os avanços e resultados de suas pesquisas. E um dos sistemas de classificação das publicações é o Qualis da CAPES. Ele atribui uma pontuação aos artigos, publicações e alguns eventos científicos. A classificação é voltada à produção de revistas e a cada quatro anos realiza a avalição dos periódicos. Antes, esta atualização era feita de acordo com a área de conhecimento. Agora, o processo de avaliação é igual para todas as áreas.