Fundação lança revista digital com pesquisas vencedoras do Prêmio Fapema

Por Claudio Moraes 28 de abril de 2022

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lançou, na quarta-feira (27), a nova edição da Revista Inovação, periódico produzido pelo Núcleo de Difusão Científica da instituição. Em sua 43 edição, a Revista Inovação é um dos produtos de divulgação científica e popularização da ciência da FAPEMA e se trata de sua quinta edição em formato totalmente digital, com o conceito de convergência de mídias.

A nova edição contém 21 reportagens jornalísticas sobre as pesquisas vencedoras do Prêmio Fapema 2021 que aconteceu em dezembro do ano passado.  Para o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, que assina o artigo “Um círculo virtuoso na ciência maranhense”, a Revista Inovação é de grande relevância para a comunidade científica. “Além de darmos visibilidade aos trabalhos científicos em linguagem mais acessível à população, trata-se de uma verdadeira prestação de contas sobre os trabalhos que vem sendo incentivados e financiados pelo Governo do Maranhão, por meio da concessão de bolsas e auxílios”, destacou.

A 43a edição da Revista Inovação tem como matéria de capa reportagem sobre pesquisa da professora da Universidade Estadual do Maranhão, Rosalva Reis, que estuda os reflexos da criação da Reserva Extrativista de Cururupu Cururupu, no litoral ocidental maranhense.

Outras reportagens abordam pesquisas sobre assédio sexual no trabalho de mulheres jornalistas, visão ambiental de catadores de mariscos e a ostreicultura como instrumento de inclusão em regiões remanescentes de quilombos.  Aliás, são três reportagens que tem como fonte o mesmo grupo de pesquisa: o Núcleo de Maricultura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O suco de bacuri e cupuaçu, com as suas propriedades antioxidantes e de combate às disfunções inflamatórias, também é pauta de outra matéria da edição.

Na editoria de Biologia, matérias tratam de pesquisas que investigam a harmonia da área com a religiosidade das benzendeiras, a fórmula medicinal à base de ameixa do mato, inteligência artificial em exames de endoscopia, infecção urinária e leishmaniose – doença que também é pauta na editoria Agrárias. Na mesma seção,  o babaçu aparece como alternativa na alimentação animal.

No âmbito da saúde, a edição apresenta dois estudos da Odontologia: sobre vidros bioativos e uso de adesivos no tratamento de restauração. Outro tema da editoria é o aplicativo “SOS Mama”, desenvolvido como auxiliar das mamães no processo de amamentação.

Os softwares, por sinal, tem ampliado o seu espaço na Revista Inovação. Os leitores poderão conferir o uso da inteligência artificial para diagnóstico por celular e na redução dos efeitos colaterais da radioterapia. A informática e a computação se fazem presentes, ainda, no dicionário digital como forma de preservação das técnicas tradicionais de construção naval e a transformação dos azulejos de São Luís em gráficos táteis para deficientes visuais, por meio da impressão 3D.

A edição nº 43 da Revista Inovação traz, ainda, uma reportagem sobre a literatura como instrumento de compreensão da sociedade e, na editoria Estante, a resenha de quatro obras lançadas com apoio da Fundação (ou que abordam pesquisas por ela financiadas).  Há, ainda, uma galeria de fotos do projeto de Extensão sobre Turismo Comunitário no município de Santo Amaro, na editoria Fotosíntese.

A edição traz, também, o registro, em vídeo, de entrevista com o jornalista Soares Júnior, vencedor do Prêmio Fapema 2021 na categoria Jornalismo Científico, além de relatos dos pesquisadores seniores Eduardo Bezerra Júnior, Luciano Façanha e Érika Fonseca sobre a suas trajetórias profissionais.

A grande festa do Prêmio Fapema 2021 pode ser relembrada com a leitura da matéria “O retorno do Oscar da Ciência Maranhense”.

Confira e faça download  da 43ª edição completa da Revista Inovação, com edição do jornalista Cláudio Moraes e reportagens de Leidyane Ramos, Elizete Silva, Laércio Diniz e Livian Monteiro, apoio do videomaker Rubenilson Santos, do designer Motta Júnior e do Web Devolper Flávio Mendes.