Projeto dá nova dimensão ao estudo dos revestimentos de dutos de óleo e gás
Projeto desenvolvido pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Centro de Tecnologia de Dutos (CTDut) realizará, em campo, estudo de revestimentos anticorrosivos em diversos tipos de solo.
A iniciativa preenche uma lacuna de profissionais capacitados para atuação como inspetores de proteção catódica, uma espécie de alteração eletroquímica controlada que protege o duto dos efeitos da corrosão em caso de falha do revestimento.
“Avaliação de parâmetros de proteção catódica no descolamento de revestimentos” é o nome do projeto, que inicia no Brasil o treinamento de profissionais qualificados no estudo em proteção catódica e avaliação de revestimentos anticorrosivos. Financiado pela Petrobras, o trabalho concentra seus estudos no descolamento dos revestimentos e nos parâmetros de proteção catódica.
A proteção catódica é um processo de controle contra a corrosão de metais empregado para resguardar estruturas enterradas ou submersas, tais como dutos. O projeto também visa treinar profissionais capacitados para atuar como inspetores dessa tecnologia de proteção.
Quatro formas de revestimentos serão avaliadas: Polietileno tripla camada (PE3L), epoxi de alcatrão de ulha (coaltar) e dois tipos de revestimento de junta soldada. Ao fazer a proteção catódica, injeta-se uma corrente elétrica que precisa se manter constante ao longo do duto. A avaliação será feita no CTDut, o INT realiza a parte experimental da corrosividade do solo e a UFRJ faz a simulação computacional da distribuição da corrente ao longo do duto.
Denise Souza de Freitas, chefe do Laboratório de Corrosão e Proteção do INT, explica que há um importante avanço tecnológico nessas ações. Isto porque anteriormente a avaliação do revestimento era feita só em laboratório.
A parte experimental do estudo, iniciado no final de 2008, começa agora. Já está em estudo propriedades físico-químicas do solo, o comportamento dos metais frente à corrosão e também avaliadas as empresas que fornecerão os dutos e as que farão os revestimentos. Além disso, serão analisadas a quantidade de corrente elétrica injetada e os parâmetros da proteção catódica. O estudo abordará o porquê do descolamento dos revestimentos, a resistividade do solo, o aumento gradual do potencial eletroquímico, a eficiência dos revestimentos e a presença de falhas nos mesmos.
Já foram recolhidos dois tipos de solo, sendo um mais agressivo que o outro. O primeiro foi retirado de uma região montanhosa, em Cachoeira de Macacu (RJ). O segundo na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), próximo à Baía de Guanabara, contendo muitos contaminantes. A avaliação será feita no CTDut que permite ensaios de grande porte com campo controlado.
Em outra fase, será construído um prédio, no CTDut. O primeiro andar será uma unidade piloto para estudos em proteção catódica, avaliações de solos e de revestimentos anticorrosivos. O segundo, será o espaço de treinamento para capacitar pessoas como técnicos em inspeção catódica.
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