Governo do Maranhão abre chamada pública emergencial para apoiar projetos de combate à COVID-19

Por Leidyane Ramos 14 de maio de 2020

O Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), abriram Chamada Pública Emergencial para apoiar, por meio da concessão de recursos financeiros, projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que visam contribuir de forma significativa para o enfrentamento da pandemia e pós-pandemia do COVID-19.

As inscrições estão abertas até o dia 22 de maio via Patronage. O edital está disponível no site da FAPEMA.

A Chamada Pública tem o objetivo de, em curto prazo, impulsionar no Estado do Maranhão atividades (PD&I) de grande impacto, que contribuam com o esforço estadual na implementação de medidas de saúde pública em consonância com o disposto no “Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus 2019-nCoV” da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES/MA). Podem se submeter ao edital professores-pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino e Pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão.

Serão destinados à Chamada Pública recursos financeiros no valor total de R$ 600.000,00, oriundos do Governo do Estado do Maranhão e definidos na programação financeira da FAPEMA, na subação de Fomento à Pesquisa Científica, destinados aos auxílios (custeio e capital), e na subação de Formação de Recursos Humanos, destinados às bolsas.

Poderão concorrer ao edital os projetos de pesquisa com prazo de execução até 12 (doze) meses, contados a partir da data de emissão do termo de outorga e que estejam alinhados com os eixos temáticos propostos: prevenção, controle e manejo; diagnóstico; vacina e tratamento; epidemiologia e carga global da doença e atenção básica à saúde.

Para o presidente da Fapema, André Santos, o recurso do Governo do Estado veio num momento extremamente importante para incentivar os pesquisadores do Maranhão. “O governador Flávio Dino, através da SECTI, aprovou que a FAPEMA pudesse fazer uma chamada de projetos que possam ajudar no combate a COVID-19. Este é um importante momento para os pesquisadores do estado que podem contribuir, mais ainda, neste novo cenário em que estamos vivendo”, pontuou.

 

Texto: Leidyane Ramos (Núcleo de Difusão Científica da Fapema)