Mina de urânio em Caetité recebe missão da Agência Internacional de Energia Atômica
Uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) realiza de segunda-feira (25) até 3 de fevereiro, uma avaliação de eficiência, segurança e qualidade da unidade de produção de concentrado de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB/MCT), em Caetité (BA).
A Missão Uranium Production Site Appraisal Team (Upsat) é um programa desenvolvido pela Agência para aprimorar a performance das unidades produtivas do ciclo do combustível nuclear.
A visita foi solicitada pela INB voluntariamente e a Agência reuniu especialistas da Austrália, da França, Canadá e República Checa para promover a troca de experiências entre os membros da equipe e da indústria. Além disso, os especialistas apontarão os pontos fortes, aqueles que estão adequados e os que podem melhorar na unidade. O resultado esperado é demonstrar que a INB trabalha com eficiência na produção industrial, seguindo os padrões internacionais de segurança.
O evento marca o início dos trabalhos da missão Upsat no mundo. Esse pioneirismo é a possibilidade de abrir caminhos para que outros países solicitem a aplicação deste programa.