Governo apoia inovação e novos empreendimentos de base tecnológica por meio do Edital Startups com recurso superior a R$ 1,6 milhão
Com o propósito de fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo, a partir do apoio à criação de novos empreendimentos de base tecnológica, o Governo do Estado está investindo recursos da ordem de R$ 1.650.000,00 no financiamento de projetos por meio do Edital Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Maranhão – STARTUPS. Serão apoiados projetos voltados para a criação de soluções de base tecnológica com potencial de escalabilidade e replicabilidade por parte de empresas emergentes, as startups, que busquem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão através da aplicação da inovação. Os interessados em submeter projetos ao edital têm até o dia 13 de maio para se inscrever no site www.fapema.br, acessando o link Editais Abertos.
A chamada pública, lançada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, integra a linha de Ação “Mais Inovação” no âmbito do Programa “Inova Maranhão”, conforme Decreto Estadual n.º 34.648, de 02 de janeiro de 2019.
“Depois de uma experiência bastante exitosa do edital do ano passado, desta vez o Inova Maranhão incrementa o valor chegando a quase o dobro do edital de 2018 e também parte para uma estratégia que visa buscar mais eficácia e celeridade, que é exatamente a metodologia de chamamento por temas elencados no decreto que regulamenta o Inova Maranhão. Assim, nós acreditamos que o Inova Maranhão, um programa já exitoso em 2018, deve chegar a patamares ainda mais avançados de sucesso neste ano de 2019”, disse o secretário de Secti, Davi Telles.
Com a iniciativa, o Governo busca fomentar a cultura de inovação e de empreendedorismo, apoiando o surgimento de novos empreendimentos de base tecnológica nas linhas estratégicas: saúde e bem-estar; educação; inovação na administração pública; mobilidade e cidades inteligentes; logística e indústria; agroindústria e desenvolvimento de cadeias produtivas; e tecnologias emergentes. O edital objetiva ainda, fomentar o desenvolvimento do ecossistema de startups no Maranhão gerando um ambiente propício à multiplicação de iniciativas empreendedoras; promover atividades econômicas de maior valor agregado e tecnológico e criar incentivos para atrair e manter no Estado os recursos de capital humano gerando oportunidades locais de desenvolvimento.
A chefe da Assessoria de Planejamento da FAPEMA, Aline Silva Andrade Nunes, destaca que o edital Startups 2019 valoriza as ideias com potencial tecnológico que busquem contribuir para a inovação no Maranhão. “Além disso, prioriza linhas estratégicas de execução e possibilita apoio por meio de duas modalidades: incubação e aceleração. Todo o acompanhamento dos projetos aprovados será realizado pela Fapema em parceria com a Secti e Programa Inova Maranhão” observa Aline Nunes.
Entende-se como modalidade de incubação projetos de soluções de base tecnológica sujeitos à técnica de criação e fortalecimento de negócios inovadores com acompanhamento e avaliação desde a concepção da ideia de negócio até a criação, e como modalidade de aceleração, projetos de soluções de base tecnológica, que estejam aptos a escalar o seu modelo de negócio, já consolidado.