Ação de cooperação internacional financiada pela Fapema é tema de artigo da Coleção Desafios Globais da UFMG
Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO): possibilidades da formação de professores/as a partir da Cooperação Sul-Sul.
Esse é o nome do artigo da professora doutora Kátia Evangelista Regis, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em co-autoria com Nilma Lino Gomes, professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial entre 2015 e 2016, publicado no volume 1 da Coleção Desafios Globais, editado pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.
O estudo propõe uma reflexão em torno das possibilidades de formação de professores/as em uma perspectiva intercultural crítica e emancipatória, para além da perspectiva eurocêntrica dos currículos. Ele destaca os trabalhos de campo da LIESAFRO desenvolvidas, em 2019, em Maputo, capital de Moçambique, numa articulação com a UFMG e as universidades de Cabo Verde, de Maputo, de Rovuma e de Púnguè.
A ação nos países africanos foi realizada a partir da integração de ações de dois projetos de cooperação internacional financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema)l: “O ensino de História e Cultura Africana no Brasil e em Moçambique: formação de professores/as em uma perspectiva intercultural” (edital FAPEMA nº 36/2017), coordenado por Kátia Regis, e “Corredores de Desenvolvimento no Brasil e em Moçambique: estudo acerca das transformações no mundo do trabalho e do acesso à terra a partir da instalação do corredor de Nacala/Moçambique e Estrada de Ferro Carajás/Brasil” (edital FAPEMA nº 25/2017), coordenado pelo prof. dr. Sávio José Dias Rodrigues, também da UFMA.
Para ler o artigo, acesse o link https://www.ufmg.br/dri/desafiosglobais/livro1/